Publicidade

sábado, 2 de junho de 2012

Editorial

E eu disse : “isto e´enfermidade minha "!
Salmos 77.10

O estado íntimo de nosso ser é tão pessoal e complexo, que em alguns momentos não conseguimos nos decifrar. Nesses momentos podemos desenvolver um profundo sofrimento emocional que até mesmo pode se generalizar e atingir nossa espiritualidade. Ao lermos o Salmo 77 em seus 20 versículos vamos perceber algo no mínimo interessante e revelador... O salmista nos seus dez primeiros versículos demonstra toda sua tristeza, dor e até mesmo questiona nessa situação os feitos do Senhor... O encontramos ali dizendo que ao lembrar-se de DEUS ficou perturbado...estava queixoso e de espírito desfalecido..diz que não dorme `a noite (insônia) e sua mente fica presa ao passado numa meditação onde se sente rejeitado por Deus e imaginando que Deus havia se esquecido de suas misericórdias. Porém exatamente no meio deste salmo no versículo dez...nos deparamos com esta afirmação do salmista: Isto é enfermidade minha!! Em um momento de breve lucidez ou de como diriam nós, profissionais da área de saúde mental, teve um INSIGTH o que nada mais é que cair em si, percebe que sua mente depressiva o estava levando até mesmo a duvidar de DEUS... Mas encontramos a partir deste ponto o salmista afirmando : logo me lembrarei da bondade de DEUS; pense:
Quantos de nós em momentos difíceis não nos “lembramos” e ou nos sentimos distantes de Deus?!

Devemos ter em mente que nossas emoções podem ser atingidas por diversos fatores, inclusive químicos, mas quando nossas mentes em algum momento nos levar a ter dúvidas sobre o cuidado de Deus precisamos nesta hora exercitar nossa fé!... Entendermos que andar por fé implica em muitos momentos ignorar aquilo que nossas emoções poluídas pelas circunstâncias ou até mesmo por processos químicos nos apontam, e assim superarmos o pessimismo, o medo e a dúvida, entendendo que uma enfermidade (depressão) esta´fazendo com que tenhamos sentimentos que não condizem com a realidade e promessas divinas, é este o momento de buscarmos dentro de nós e em Deus a força necessária para continuarmos nossa jornada em busca de nossos objetivos, sem qualquer hesitação, lembrando que a bíblia mesmo diz que enganoso é o coração mais que todas as coisas, não podemos deixar que nossas emoções nos conduzam, mas sim a orientação do ESPÍRITO de DEUS do qual o salmista obteve a revelação de que, o que sentia naqueles 10 primeiros versículos era fruto de uma enfermidade sua.!

Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si ...
Isaías 53.4A

Contribuiu: Reinaldo Jardim
Pastor| Comunidade Expressão Plena

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.